top of page
  • Foto do escritorDiferente

Missal de casamento - Como preparar o seu?

Atualizado: 16 de set. de 2018

Um missal de casamento corresponde a um cronograma das ações que decorrem durante o seu matrimónio. Este pequeno roteiro é bastante comum nas cerimónias religiosas, mas pode ser utilizado em qualquer tipo de casamento, desde os mais tradicionais aos mais modernos.


Tendo como objetivo orientar os seus convidados neste dia tão completo, este guia pode ter diversos formatos, cores, linhas gráficas e conteúdos, sendo completamente adaptado às suas preferências.


Se já está a preparar o grande dia e pretende entregar um missal de casamento a cada um dos seus convidados, saiba tudo o que o seu missal deve conter, como o pode personalizar e até várias formas de o distribuir!


O que deve conter o missal de casamento?


O conteúdo presente no seu missal de casamento pode variar de acordo com as atividades que pretende comunicar aos seus convidados, bem como do regime de casamento que escolher.


Se vai realizar um casamento pela igreja, normalmente o missal inclui toda a cerimónia da missa, como a entrada dos noivos, a música que acompanha esse momento, as leituras da missa e ainda todas as orações e cânticos. Ao mesmo tempo, o seu missal pode conter o momento da bênção e troca das alianças, o nome dos padrinhos e a saída dos noivos.

Caso realize um casamento civil, pode adaptar todo o seu missal à cerimónia civil, desde a música inicial e final da cerimónia, as leituras a realizar pela conservadora, a troca dos votos e assinaturas e o discurso dos padrinhos.


A capa deve conter o nome dos noivos, a data do casamento e o local da cerimónia.


O aspeto visual do missal


Além de orientar os seus familiares e amigos em todos os momentos da cerimónia, o aspeto visual do seu missal de casamento também contribui para o deleite dos seus convidados.

Em termos estéticos, o ideal é que o seu missal siga a mesma linha que utilizou nos convites, ementas, marcadores de mesa, cones e lembranças de casamento, para que tudo esteja em sintonia e remeta para o mesmo tema. Quanto ao formato, normalmente os missais são em forma de pequeno livro, mas pode personalizá-lo como preferir, por exemplo numa folha única, de acordo com o que faz mais sentido para si.


Como distribuir o missal de casamento pelos convidados?


O seu missal de casamento pode ser distribuído aos seus convidados de várias formas diferentes, devendo sempre existir um missal por cada convidado.


Pode, por exemplo, delegar essa função a duas pessoas, para que entreguem o missal durante a entrada dos convidados, ou distribuir os missais pelos bancos da igreja ou do local onde vai realizar a cerimónia, de modo a que cada lugar tenha um missal. Se preferir, deixe os missais num local de passagem visível para os convidados, para que cada um os possa recolher, se assim o desejar.


Ao oferecer um missal de casamento, está a mimar os seus convidados com esta pequena lembrança tão típica e faz com que ninguém perca nenhum detalhe da sua celebração!



2.491 visualizações
bottom of page